Vitamina K - Informação e Utilidade
Outros nomes: filoquinona, menadiona, vitamina de coagulação.
A vitamina K é estável ao calor, mas é degradada pela acção dos raios ultravioleta. O requisito diário de vitamina K 0,2-0,3 mg.
A função principal da vitamina K no corpo – para assegurar a coagulação sanguínea normal. È necessário, para a formação de protrombina – um composto químico que é sintetizado pelo fígado e ajuda a coagulação do sangue.
Esta vitamina também aumenta a resistência das paredes vasculares. Como parte da membrana celular, que está envolvida em processos de energia, a formação das principais fontes de energia no corpo – trifosfato de adenosina e fosfato de creatina, normaliza a função motora do tracto gastrointestinal e nos músculos, fortalece os ossos. Estudos recentes tem mostrado que a vitamina K é necessária para a prevenção do cancro do estômago, bexiga, rim, mama, ovário e cólon.
Para as pessoas que estão envolvidas em modalidades de desporto e/ou educação física, é especialmente importante o consumo da vitamina K, reduz o risco de perda de sangue em traumas e fortalece os músculos.
Os principais “fornecedores” de vitamina K – vegetais de folhas verdes, cenoura, tomate, ervilhas verdes, gema de ovo, óleo de peixe, fígado de animais.
O teor de vitamina K em alguns produtos
Produto – Quantidade de vitamina K (mg por 100g de produto):
- Espinafre – 4,40mg
- Cenoura – 3,20mg
- Repolho – 3,20mg
- Fígado de porco – 0,80mg
- Tomate – 0,40-0,80mg
- Batatas – 0,16mg
- Ovos – 0,08mg

0 comentários: