Porquê os músculos não crescem!?

Aumentar a massa muscular – um processo deveras complicado. E é difícil não só por causa do facto de termos que mudar a nossa maneira habitual de vida, rejeitando alguns dos seus encantos. Muitas pessoas simplesmente não têm força de vontade suficiente para levar as coisas até ao fim. Isso acontece porque ao longo dos treinos, o apetite para continuar a dar nu duro evapora-se, quando os resultados não são o que esperamos. O facto é que o resultado é o estímulo aqui, então porque os músculos não crescem? 

Pelo crescimento do tecido muscular responde o sistema nervoso central (SNC). Destina-se a assegurar que todos os processos no nosso organismo ocorrem sem problemas e sem qualquer variação de altos e baixos. Quando o corpo humano começa a sofrer periodicamente actividade física adicional, muitos processos no nosso organismo perdem o seu ritmo habitual de funcionamento, e o sistema nervoso central entra numa fase de “stress”. È neste período que o tecido muscular começa a aumentar de forma intensiva, no entanto, o corpo humano tende a se acostumar as diferentes condições e cargas. 

Estando o SNC numa condição de “Stress”, ela aos poucos reconstrói alguns processos no corpo, alterando o ritmo delas. Assim, o sistema nervoso central volta lentamente ao estado de calmaria no qual estava inicialmente. O tempo que leva o SNC para reconstruir os processos no organismo, em função das características individuais do corpo, varia de 2 a 6 meses. Após esse período, o sistema nervoso central sai parcialmente ou inteiramente da fase de “stress”, o que faz retardar acentuadamente o crescimento do tecido muscular.

É nomeadamente neste período que é necessário fazer uma pausa nos treinos de musculação por um período de 2 a 4 semanas. Esse intervalo é necessário para que o ritmo no qual decorrem os processos no organismo, reconstrução do SNC, voltam a sua condição original. Por isso e necessário planear e organizar intervalos periódicos de descanso entre os treinos. Assim, será possível obter melhores resultados.

0 comentários: