Secar - Programa e Instrucção
“Secar” – mesmo feito correctamente – sempre será uma tarefa difícil para o organismo. Exige um “impacto” máximo nos rins, fígado, trato gastrointestinal e coração. Se tem alguma doença a “secagem” poderá ser substituída por alternativas de carbo-proteinas, e tentar não cortar muito nos carboidratos.
Primeiro, o que se deve fazer antes de “secar” – prevenções hiperprotectoras. Não deve beber “líquidos de limpeza interior” pois o fígado fica a apoiar o organismo a 14-15 dias antes de entrar no processo de “secagem”.
Recomendavel, antes de começar, estabelecer todos os seus planos para que durante o processo de secagem não haja grandes stresses como por exemplo: mudanças de local, exames, casamento, mudança de trabalho etc. Mulheres que não são atletas, não recomendo secar mais de 6 semanas, e não atingir um nível de gordura inferior a 18%. Pode causar efeitos colaterais no sistema hormonal. Após 6 semanas de secagem, inicia-se a fase de “saída”, e deve durar quase tanto como a própria secagem.
Secar sem ter ganho massa muscular antes, não faz sentido. Pois mesmo se perder peso, mais atraente não vai ficar se não tiver músculos. Para além disso, uma secagem destas, pode vir a diminuir ligeiramente o metabolismo no futuro.
Os treinos para secar devem ser curtos mas “explosivos”, uma sessão não deve durar mais de 45 minutos. É recomendável treinar no ginásio, ou com acompanhamento de algum instrutor ou amigo, isso porque, durante a “secagem” a ultima coisa que vai querer é praticar exercício físico. Treine cárdio antes do pequeno-almoço, reduzir o tempo de execução aumentando a intensidade ao máximo. Máximo – 30 minutos de treino.
A “secagem” tem que ser num gasto calórico de 300-350kkal (calorias) a menos do que aquilo que vocês comem normalmente. Porções de 1200kkal e menos não são adequados para o processo de “secagem” a não ser que comece com o peso de 55kg ou menos.
O plano de “secagem” por cada semana e o seguinte:
Semana 1
120g de carboidratos. Pode ser: 2 maças verdes grandes ou uma toranja grande, uma quantidade moderada de qualquer cereal com baixo IG (índice glicémico) – trigo-sarraceno, arroz integral, lentilhas. Todas as refeições têm que ser consumidas sem sal, com um pouco de óleo de linhaça ou suco de limão. Pão e pães – recusar, porque eles também contem sal. Primeira semana recusar a bebidas com açúcar, e qualquer doce.
A base da dieta: queijo cottage 0%, 1% iogurte, peito de frango sem pele, três vezes por semana podem comer uma porção de peixe calorento, como o salmão, cozinhado a vapor. Podem comer sem limitações saladas e legumes com azeite e suco de limão. Proibido salgar a comida. Duas vezes por semana, pode comer 50-60 gramas de queijo magro, ou outro queijo qualquer ate 20% de gordura.
Semana 2
100gr de carboidratos. Maça afatiada ou metade de uma toranja. Cereais sem problemas, só podem consumi-lo ate as 14h. Se não conseguiu ate essa hora. Fica para o dia seguinte. O resto de cima – sem mudanças.
Semana 3
80gr de carboidratos. Remover completamente a fruta e queijo. Resto manter.
Semana 4
60gr de carboidratos. Redução para 6 colheres de sopa de cereal cozido. Retirar a cenoura.
Semana 5
40gr de carboidratos. Remover os cereais, fica apenas os vegetais e as fontes de proteína.
Semana 6
Remover os produtos lácteos.
A saída do programa de “secagem” consiste em, na sétima semana nos alimentamos como fizeram na quinta semana, e na oitava semana, alimentar como na quarta e assim sucessivamente em ordem decrescente. Quando chegar a primeira semana, repete essa semana duas vezes. Isso e necessário para não perder o resultado atingido. Isso porque, como tinha apontando mais acima, o metabolismo fica lento, e passando logo do programa de “secagem” para alimentação normal, existem casos em que provocou um aumento ate 5kg.
Autor do artigo original – treinadora Helena Selivanova.

0 comentários: