Alimentação! O que um atleta necessita saber. (Parte1)

Comida 

Contrariamente à crença popular, não há tais suplementos ou dietas, que pode transformar um atleta comum em um atleta de destaque. A alimentação dos atletas não difere praticamente em nada em relação as pessoas comuns, que não tem ligação nenhuma ao desporto. Tanto os atletas como as pessoas normais, necessitam diariamente recarregar as suas reservas de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, minerais e água. A diferença entre os que treinam e os que não treinam é que, os que treinam, necessitam mais quantidade desses componentes alimentares. O organismo do atleta, durante o treino, exerce um trabalho físico mais intenso do que de uma pessoa normal, o que leva à um gasto mais rápido das suas reservas de energia. 
 
Proteínas – O papel das proteínas 
Das proteínas são construídos os tecidos, especialmente o músculo. O crescimento do tecido é um processo contínuo que requer uma reposição constante de proteínas. A acumulação no organismo de uma grande quantidade de proteína para um crescimento muscular rápido é inútil, porquê?, porque se a quantidade necessária de proteína exceder acima de 15-20%, tudo que estiver acima desse excesso, simplesmente será removido do corpo sem que haja algum impacto no crescimento muscular. È preferível consumir regularmente apenas a quantidade necessária para manter o corpo em actividade de crescimento. 

Qual é a quantidade de proteína que o corpo necessita? 
A quantidade de proteína deve ser 10-15% das calorias que diariamente ingere. Escolham com cuidado os alimentos ricos em proteína, pois o alto teor de proteína, muitas vezes significa tão ricos em gordura. 

Fontes de proteína 
Existem dois tipos de fontes de proteínas: as proteínas de origem animal e vegetal. A proteína animal é encontrada em alimentos como ovos, carne magra (livre de gorduras), leite e queijo. Fontes de proteínas vegetais: centeio, aveia e vegetais frescos. 

Lipídios (Gorduras) – O papel dos Lipídios 
Os lipídios (gorduras) fornecem aos músculos a energia necessária durante longos períodos de actividade física. Primeiro, o corpo recebe a energia a partir de carboidratos. Se a actividade física se torna mais intensa ou durar mais de uma hora, o papel de fornecedor de energia passa a desempenhar os lipídios. No entanto, antes dos treinos, não deve ingerir alimentos gordurosos. Para a digestão de gorduras é necessário de 3 a 5 horas, e durante esse período, a capacidade física do corpo baixa, fazendo a pessoa durante esse período sentir um estado de sonolência. 

Quantidade de lipídios (gordura) que o corpo necessita? 
Gordura, de preferência insaturados, não deve ser mais do que 25% das calorias diárias. 

Fontes de gordura 
Alguns dos alimentos ricos em gorduras incluem: peixe, manteiga, nata, carne defumada, salsichas e alimentos fritos.

Carboidratos – O papel dos carboidratos 
A principal tarefa dos carboidratos está em um fornecimento contínuo de energia as células. È facilmente digerida sob a forma de glicose e é a primeira fonte de energia durante a actividade física. 

Quantidade de carboidratos necessária para o corpo? 
Os hidratos de carbono devem constituir entre 50%-60% das calorias diárias. 

Fontes de carboidratos (glícidos) 
Os carboidratos vêm em duas formas: simples e complexos. Os simples têm apenas uma ou duas moléculas de açúcar e são encontradas em frutas, refrigerantes, doces e produtos de panificação. Com a excepção de frutas frescas antes do treino desejável não usar alimentos açucarados, porque o alimento rico em açúcar geralmente causa fadiga e sensação de peso. Hidratos de carbono complexos são compostos por um grande número de moléculas de açúcar. As fontes deste tipo de glícidos são frutas, arroz integral, pães integrais, cereais e produtos de panificação, bem como nozes secas. 

0 comentários: