Dicas de alimentação para iniciantes

Dicas para amadores: 
  • Comer 4-5 vezes ao dia
  • Beber ate saciar completamente a sede 
  • Não consumir muito sal e diversas especiarias. 
  • Evitar comida feita de algum tempo, não fresca. 
  • Não consumir bebidas carbonatadas 
  • Desmamar-se do tabaco e do álcool 
  • Evite o consumo excessivo de produtos gordurosos provenientes de animais. 
  • Incluem na dieta vegetais frescos, frutas, cereais, nozes. 

E por fim, algumas palavras acerca da perda de peso, um dos principais objectivos que as mulheres colocam ao entrar no ginásio. Sobre esta questão existe muitos livros já escritos e mais que pensados. Irei mostrar alguns conselhos e os erros cometidos mais comuns:

Precisa perder peso lentamente. De acordo com as recomendações da OMS – não podem perder mais de 3kg por mês, ou seja, 100gr por dia. O corpo precisa de tempo para se adaptar. Caso contrário, a pele torna-se solta, uma vez que não tem tempo suficiente para encolher após a diminuição no volume da gordura subcutânea e muscular. É possível afectar o funcionamento de outros órgãos e sistemas:

  1. A ingestão de calorias não deve ser menor do que o metabolismo básico, isto é, 1400-1700 kcal (por dia). No entanto cada pessoa tem um metabolismo diferente pelo que é aconselhável primeiro calcular as calorias básicas de cada um. 
  2. Com a diminuição da ingestão de alimentos calóricos deve aumentar a actividade física.
  3. Com a redução da ingestão calórica, não deve em caso algum cortar com os nutrientes essenciais: proteínas, vitaminas, minerais, ácidos graxos. Caso contrário, haverá uma diminuição acentuada da taxa de processos metabólicos no corpo, o que vai ajudar a preservar as reservas de gordura.
  4. Redução da ingestão calórica deve ocorrer através da redução do consumo de gorduras animais e carboidratos, especialmente refinado – açúcar, produtos de confeitaria feitos a base de farinha. 
  5. Aconselha-se o consumo de produtos que têm energia de valor negativo, isto é, aqueles que requerem a absorção de mais energia do que é liberado durante a digestão. Estes produtos podem ser cenouras frescas, beterraba, nabo, repolho, brócolos. 
  6. As refeições para a semana tem que ser feitas com nível calórico diferente para o corpo não entrar em fase de baixo nível de energia e começar a absorver e acumular a energia ao máximo. Devem alternar os dias com refeições de teor calórico normal, baixo e muito baixo (jejum). Por exemplo uma semana com 2 dias de teor calórico normal, 4 dias de baixo teor calórico, e 1 – jejum total. 

Ao exercer actividade física ou uma modalidade desportiva precisa ser muito cuidadoso com as dietas que escolhe. A alimentação tem que ser variada de modo a incluir todos os nutrientes essenciais. Caso contrário, aumenta o risco de lesões, e em vez de recuperação pode causar à saúde graves danos. Não caiem nas armadilhas de marketing e publicidade. Estejam atentos à vossa saúde! 

0 comentários: