Vitamina A: Informação e Utilidade

Outros nomes: retinol, dehidroretinol, vitaminas anti-infecções. 

Actualmente, no grupo da vitamina A são incluídos alguns compostos que são encontrados apenas em produtos de origem animal. Além disso, nos alimentos vegetais onde esta presente a provitamina A, possuem pigmentos vermelho-alaranjado – pertencente ao grupo de carotenóides. A maior actividade desempenha o B-caroteno. Dentro do organismo, nas paredes do intestino delgado, o caroteno e convertido em vitamina A. 

Essa vitamina pode ser armazenada no corpo, acumulando-se no fígado, e as suas reservas podem não serem preenchidas todos os dias. A vitamina A não é solúvel na água, apesar de (15-35%) ser perdida durante o cozer, fritar ou conservar dos legumes e vegetais. A vitamina resiste a preparação culinária durante o cozer, no entanto pode ser destruída, se estiver exposta ao ar por muito tempo. 

A dose diária de vitamina A para adultos – 1,5-2mg. O aumento da procura dessa vitamina aumenta com o peso corporal, com um trabalho físico intenso ou com actividade que provocam muito stress, desportos, gravidez, amamentação, doenças de intestino, pâncreas, fígado, infecções de trato biliar. 

A vitamina A desempenha um papel muito importante no crescimento e desenvolvimento do organismo, proporciona uma visão normal, regula o metabolismo, conserva o estado da pele, normaliza as glândulas sexuais, necessários para a formação de esperma e óvulos. Estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência do organismo as infecções. Alguns médicos denominam essa vitamina sendo a “primeira linha de defesa contra as doenças”. 

A função mais conhecida da vitamina A – prevenção da cegueira nocturna – (hemeralopia). A vitamina A é útil para doenças de olhos, raquitismo, doenças crónicas dos brônquios e dos pulmões, lesões inflamatórias do tracto gastrointestinal e cirrose do fígado. Promove o crescimento e fortalecimento dos ossos, normaliza o estado da pele, cabelo, dentes e gengivas, tem actividade anti-tumor e é eficaz no tratamento de alergias. 

Para os atletas, lembrar que esta vitamina está envolvida na síntese de proteínas necessárias para o crescimento e reparação muscular, contribui para a acumulação de glicogénio, aumenta a velocidade de atenção e reacção. 

Não menos de 1/3 da necessidade diária da vitamina A, deve ser obtida através de alimentação de produtos que contem retinol, e o resto – através da utilização de produtos que contem caroteno. Dos 6mg de caroteno produz-se 1mg de vitamina A de modo que o factor de conversão de caroteno em vitamina A seja 1:6. 

A vitamina A pode ser encontrada em grandes quantidades no fígado de alguns mamíferos marinhos e peixes, manteiga, gema de ovo, natas e óleo de peixe. 

0 comentários: